Aquecedor Solar de Baixo Custo - Didático

 

Arte Asteca:

          A mais famosa escultura asteca é a Pedra do Sol (foto abaixo), erradamente conhecida como Calendário de Pedra Asteca.   Está no Museu Nacional de Antropologia da Cidade do México.  Com 3,7 m de diâmetro, a pedra tem no centro a imagem do deus sol (Huitzilopochtli, a divindade asteca favorita, era o deus da guerra e do sol), mostrando os dias da semana asteca e versões astecas da história mundial, além de mitos e profecias.

 

Arte Egípcia:

Rá era às vezes chamado de Aton, que significava o disco solar físico, o centro de um deus, Aton era o nome dado ao disco do Sol, durante o reinado de Akhenaton (c. 1353 a 1335 a.C.), era representado como um disco do qual se projetavam vários raios que terminavam em mãos humanas.    Dizia-se que Aton era atuante por toda parte através dos seus raios, e seu símbolo era o disco nos céus. Dele, os raios divergentes desciam para a terra, com as extremidades em forma de mãos. Cada mão segurava o símbolo da vida, a cruz ansata (o ankh). Havia extraordinária simbologia nisto, pois representava o poder divino do Deus Supremo. O sol passou a ser o símbolo da divindade quando Amenhotep IV tornou-se rei.  Saiba mais em "Faraós do Sol".

 

Arte Greco Romana:

         Da mitologia: Apolo é o deus do sol e patrono da verdade, da música, da medicina e pai da profecia. Filho de Zeus, fundou o oráculo de Delfos, que dava conselhos aos gregos através da Pitonisa, sacerdotiza de Apolo que entrava em transe devido aos vapores vindos das profundezas da terra.  Considerado deus solar. Apolo atira ao longe as suas setas, porque o sol dardeja ao longe os seus raios. É o deus profeta, porque o sol ilumina na sua frente e vê, por conseguinte, o que vai suceder; é o condutor das Musas e o deus da inspiração, porque o sol preside às harmonias da natureza; é o deus da medicina, porque o sol cura os doentes com o seu benéfico calor.   Apolo é sempre representado jovem e emberbe, porque o sol não envelhece, algumas das suas estátuas o mostram até com os caracteres da adolescência, por exemplo o Apollino de Florença. No Apolo Sauróctone, o jovem deus está acompanhado de um lagarto, que ele sem dúvida acaba de excitar com a flecha para o arrancar ao torpor e obrigá-lo a caminhar. Apolo, sem caráter, é considerado o sol nascente, ou o sol da primavera, porque a presença do lagarto coincide com os seus primeiros raios.  

         Foto: cabeça esculpida em mármore representando muito provavelmente Apolo, do período Grego Arcaico – século 5 e 6 AC – com boa patina e sinais de desgaste natural,  peça muito rara em excelente estado de conservação. .